Filmes de Natal para quem odeia o Natal

autor Misto Brasília

Postado em 09/12/2018 08:50:12 - 08:40:00


Filme O dia da besta foi lançado em 1995 que envolve um sacerdote basco/Arquivo/Divulgação

Você odeia essas datas e nem mesmo a televisão lhe permite um pouco de evasão cínica?

Texto de Ana Cortizo Womanes

O pior já aconteceu: sobreviveu a refeição da família sem matar qualquer um dos seus irmãos e você está no sofá, pronto para entrar em um coma induzido por conta de robalos, camarões e nougat. 

E então, sua mãe grita: "Oooh, mas eles dizem 'Como é bonito viver' / 'A grande família' / 'Ame realmente'!" e você começa a tremer. Porque para você a onipresente música de ficção de Natal  não deixa de ser uma chatice.

Por este motivo, este ano sugerimos que você entre em contra-ataque. E que você carregue escondido na panturrilha um 'pendrive' com um desses filmes de atmosfera de Natal e espírito pagão. Você sabe: quem ri por último, repete oh-oh-oh.

1. 'Crystal Jungle'
Sim, é um dos terroristas, com violência e mais balas do que uma convenção da National Rifle Association. Não, não uma família feliz estrela, mas uma policial divorciado encarnada por Bruce Willis (ainda pelazo, que horas). Mas (aha!) Tudo acontece na festa de Natal de uma empresa, então atende aos requisitos. E, no final das contas, John McLane só quer nos salvar, mesmo que ele deixe as solas dos pés e boa parte de sua camisa no processo. Comparações infelizes com Jesus são permitidas.

2. "Gremlins" 
Sua família tem uma tendência a dar presentes bobos (uma máquina de fazer pão, para mim, que até os ovos compram eles já cozidos?) Ou no último minuto? Então em troca de uma linda fábula sobre o mal que pode desencadear um presente de Natal mal escolhido. Sugestão de debate: que não alimentá-los depois da meia-noite e mantê-los longe de líquidos, isso significa que o tio Fede também é um gremlin?

3. "O dia da besta" 
Temos de apoiar o cinema em casa irreverente: um sacerdote basco (Álex Angulo) que procura, com base no mal, um Anticristo prestes a nascer. Um pesado burro satânico (Santiago Segura) que o acompanha, drogou os bares. E um Madrid sobreiluminado, brega, violento e que não cabe um alfinete, povoado por personagens insanos circulando (horror!) Em ambas as direções. Se você tentou ir a Cortilândia, sabe do que estamos falando.

4. 'Escondido em Bruges'
Você explica à família que esse filme captura perfeitamente o espírito do Natal e dá diversão. E, em seguida, deixar ir pilhar quer dizer que a tristeza existencial que vem para você quando você vê hordas de pessoas fazendo compras de Natal para a melodia de 'Jingle Bells' enquanto você quer apenas para mentir em um canto escuro e deixá-lo morrer. OK, Colin Farrell está sofrendo um assassinato acidental na cidade mais bonita da Europa e você não tem, mas você também tem o direito de amuar, certo?

5. 'Noite silenciosa, noite de zumbis' 
Não há mesa de Natal que se gaba sem um bom filme de terror que colocamos as bolas (Natal) para empate. Poderíamos ter escolhido 'Krampus', sobre o demônio alpino, antítese de Papai Noel, encarregado de punir crianças que se comportam mal; ou 'Natal infernal', sobre um louco que acredita em um Papai Noel com uma licença para matar. Mas ficamos com este filme minoritário, com zumbis, policiais e triângulo amoroso em uma sala fechada, porque é simplesmente perfeito para a ocasião. Vender o tema para a família dizendo-lhes que Jesus, com a ressurreição no terceiro dia, foi o primeiro zumbi da história. E que este filme, afinal, é uma forma de homenagem ... um pouco herético.

(Ana Cortizo Womanes trabalho no espanhol El Periódico)


AO VIVO Radio 247 - jazz
AO VIVO Radio 247 - dance music
veja +
Proposta obriga vagões exclusivos para mulheres e crianças
Debate nesta terça-feira segurança de dados pessoais no Brasil
Comissão sugere criação do Mês de Conscientização sobre Câncer de Cólon e Reto
veja +