Morre o ex-presidente dos EUA George Bush

autor Misto Brasília

Postado em 01/12/2018 09:14:24 - 09:08:00


George Bush, o pai, morreu ontem, mas a notícia foi divulgada somente hoje/Arquivo/Reprodução

Notícia da morte foi divulgada na reunião do G20 e Trump disse que ele foi uma liderança

O ex-presidente dos Estados Unidos George Herbert Walker Bush morreu nesta sexta-feira (01), aos 94 anos, comunicou seu filho e também ex-presidente George W. Bush. Atualizado às 09h29

Após o anúncio do falecimento, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou a "liderança inabalável" do ex-presidente. "Através de sua autenticidade, do seu espírito e compromisso inabalável com a fé, a família e o seu país, o presidente Bush inspirou gerações de cidadãos americanos", afirmou Trump por meio de um comunicado divulgado a partir de Buenos Aires, onde participa da cúpula do G20.

Há pouco, o presidente Michel Temer postou em seu Twitter que recebeu "com pesar a notícia do falecimento do ex-Presidente dos EUA George H. W. Bush, líder respeitado em seu país e no mundo. Nossos sentimentos à família e ao povo dos EUA".

"Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu", afirmou George W. Bush. "Bush pai", como era conhecido, morreu oito meses depois da esposa, a ex-primeira-dama Barbara Bush, com quem esteve casado por 73 anos.

Na Alemanha, ele ficará na lembrança pelo papel crucial que desempenhou na reunificação do país, em 1990. Bush foi bem-sucedido em eliminar os temores do então líder soviético, Mikhail Gorbatchov, diante de uma Alemanha reunificada. O resultado foi o Tratado Dois-mais-quaro, assinado em 1990 pelas duas Alemanhas e as potências que venceram a Segunda Guerra Mundial: o Reino Unido, a França, os Estados Unidos e a União Soviética. O tratado abriu caminho para a reunificação da Alemanha e a filiação do país reunificado à Otan. (Da DW)


Associação está preocupada com a proposta da previdência de capitalização
Bolsonaro diz que a reforma da Previdência é necessária
veja +
Deputados questionam propostas da Frente Parlamentar do Livre Mercado
Ibaneis diz que Brasília será um grande centro de distribuição para o Brasil
Senadores comentam crise no governo Bolsonaro
veja +