Lula é denunciado em caso de suborno de R$ 1 milhão

autor Misto Brasília

Postado em 26/11/2018 14:12:16 - 14:09:00


Nova denúncia chega à justiça federal contra o ex-presidente Lula da Silva/Arquivo

Processo envolve o Instituto Lula, o governo da Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG

O ex-presidente Lula da Silva foi novamente denunciado e um processo de lavagem de dinheiro. Ele teria recebido R$ 1 milhão por intermediar um acordo entre o governo de Guiné Equatorial e o grupo brasileiro ARG para a instalação da empresa no país.

O Ministério Público Federal denunciou à justiça federal de Curitiba também o controlador do grupo ARG, Rodolfo Giannetti Geo, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público Federal, Lula recebeu a quantia dissimulada em forma de uma doação da empresa ao Instituto Lula, entre setembro de 2011 e junho de 2012.

Na sexta-feira a Justiça Federal do Distrito Federal decidiu transformar em réus os ex-presidentes Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ex-ministros das gestões petistas Antônio Palocci e Guido Mantega e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto pelo crime de organização criminosa na denúncia feita ano passado pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot.

A assessoria de imprensa do Instituto Lula, segundo o G1, afirma que todas as doações recebidas por ela "são legais, declaradas, registradas, pagaram os impostos devidos". Ainda de acordo com o comunicado, as doações "foram usadas nas atividades fim do Instituto e nunca tiveram nenhum tipo de contrapartida".


AO VIVO Radio 247 - jazz
AO VIVO Radio 247 - dance music
veja +
Proposta obriga vagões exclusivos para mulheres e crianças
Debate nesta terça-feira segurança de dados pessoais no Brasil
Comissão sugere criação do Mês de Conscientização sobre Câncer de Cólon e Reto
veja +