Tristeza e alívio com acordo do Brexit neste domingo

autor Misto Brasília

Postado em 25/11/2018 08:08:47 - 08:01:00


Juncker abraça Barnier no acordo do Conselho Europeu sobre o Brexit/El Periódico

Líderes europeus anunciaram nesta manhã de domingo o acordo que define a saída do Reino Unido

Os 27 líderes europeus acabaram de aprovar o tratado de saída e a declaração política sobre as futuras relações entre a União Europeia e o Reino Unido no “Brexit”. A Espanha desbloqueou a cúpula depois de assumir as garantias de Gibraltar, onde ocorre o encontro dos líderes.

“Este é o melhor acordo possível. A União Europeia não vai mudar a sua posição em nenhuma destas matérias”, sublinhou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncke.

Com a entrada para o Conselho Europeu extraordinário sobre o Artigo 50, esta manhã em Bruxelas, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, alinhou pelo mesmo discurso do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e restantes líderes da UE, ao lamentar a saída do Reino Unido e elogiar a “solução de compromisso” encontrada pelos negociadores de Londres e de Bruxelas para o “Brexit”.

“Esta é uma situação onde temos um sentimento misto: de tristeza, por ser mais um passo que torna definitiva a saída do Reino Unido da União Europeia, e ao mesmo tempo de alívio por ter sido possível chegar a um acordo e termos conseguido evitar o pior, que era um ‘Brexit’ descontrolado, não organizado”, considerou o primeiro-ministro.


Associação está preocupada com a proposta da previdência de capitalização
Bolsonaro diz que a reforma da Previdência é necessária
veja +
Deputados questionam propostas da Frente Parlamentar do Livre Mercado
Ibaneis diz que Brasília será um grande centro de distribuição para o Brasil
Senadores comentam crise no governo Bolsonaro
veja +