Tristeza e alívio com acordo do Brexit neste domingo

autor Misto Brasília

Postado em 25/11/2018 08:08:47 - 08:01:00


Juncker abraça Barnier no acordo do Conselho Europeu sobre o Brexit/El Periódico

Líderes europeus anunciaram nesta manhã de domingo o acordo que define a saída do Reino Unido

Os 27 líderes europeus acabaram de aprovar o tratado de saída e a declaração política sobre as futuras relações entre a União Europeia e o Reino Unido no “Brexit”. A Espanha desbloqueou a cúpula depois de assumir as garantias de Gibraltar, onde ocorre o encontro dos líderes.

“Este é o melhor acordo possível. A União Europeia não vai mudar a sua posição em nenhuma destas matérias”, sublinhou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncke.

Com a entrada para o Conselho Europeu extraordinário sobre o Artigo 50, esta manhã em Bruxelas, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, alinhou pelo mesmo discurso do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e restantes líderes da UE, ao lamentar a saída do Reino Unido e elogiar a “solução de compromisso” encontrada pelos negociadores de Londres e de Bruxelas para o “Brexit”.

“Esta é uma situação onde temos um sentimento misto: de tristeza, por ser mais um passo que torna definitiva a saída do Reino Unido da União Europeia, e ao mesmo tempo de alívio por ter sido possível chegar a um acordo e termos conseguido evitar o pior, que era um ‘Brexit’ descontrolado, não organizado”, considerou o primeiro-ministro.


Marcelo Ramos apoia proposta de Kataguiri para capitalização da Previdência
Deputado provocam confusão e tumulto na Comissão da Educação
veja +
Recursos do antigo Fundef não devem ser usados no pagamento de professores
CCJ aprova fim da isenção irrestrita de custas judiciais nos juizados especiais
Novos métodos para obtenção de provas do pacote anticrime dividem opiniões
veja +