Localizado submarino argentino desaparecido há um ano

autor Misto Brasília

Postado em 17/11/2018 09:57:29 - 09:52:00


Submarino ARA San Juan foi encontrado depois de buscas de um ano/Arquivo/Marinha Argentina

A embarcação tinha 44 tripulantes que morreram a 800 metros de profundidade após explosão

Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina informaram neste sábado (17) que a empresa americana Ocean Infinity encontrou o submarino argentino ARA San Juan, desaparecido há um ano nas águas do Atlântico. O submarino argentino desapareceu no dia 15 de novembro do ano passado com 44 tripulantes a bordo, quando se dirigia de Ushuaia a Mar del Plata, lembra a agencia DW.

Familiares dos 44 tripulantes do ARA San Juan disseram estar "muito chocados" com a descoberta da embarcação, um ano após seu desaparecimento no Oceano Atlântico.

"É muito chocante. Graças a Deus eles estão em paz", contou Marta Vallejos, irmã de Celso, um dos tripulantes da marinha Argentina que viajavam na embarcação quando em 15 de novembro de 2017 a comunicação foi totalmente perdida.

"O Ministério da Defesa e a Marinha da Argentina informam que a investigação do ponto número 24 pela [empresa responsável pelas buscas] Ocean Infinity, a 800 metros de profundidade, permitiu a localização positiva do ARA San Juan", pôde-se ler em mensagem publicada no Twitter.

Segundo indicou a Ocean Infítiny, que receberá US$ 7,5 milhões pelo achado, o submarino estaria localizado a 800 metros de profundidade, a 600 quilômetros da cidade de Comodoro Rivadavia, onde se havia montado o centro de operações durante as buscas.

Os trabalhos de busca no oceano, nos quais diversos países participaram nos primeiros meses, se delimitou a 430 quilômetros do litoral, em torno de uma área onde várias agências internacionais assinalaram que detectaram uma explosão horas depois do desaparecimento do ARA San Juan.