Carta de Baudelaire vendida por quase R$ 1 milhão

autor Misto Brasília

Postado em 05/11/2018 09:05:57 - 08:57:00


Poeta frances Boudelaire disse que ia se matar aos 22, mas morreu com 46/Arquivo/Reprodução/Citador

Poeta francês do século 19 acabou não se matando, mas morreu aos 46 anos de sífilis

Uma carta escrita pelo poeta francês Charles Baudelaire anunciando que iria se matar foi leiloada neste domingo (04) na França por 234 mil euros (equivalente a cerca de R$ 986 mil), um valor três vezes maior que o lance inicial, informou a casa de leilões Osenat.

O documento, escrito à mão e datado de 30 de junho de 1845, foi endereçado à amante do poeta, Jeanne Duval. Baudelaire, com então 24 anos, tentou cometer suicídio com um golpe de faca, mas sobreviveu aos ferimentos. Ele só morreria 22 anos depois, de sífilis, aos 46 anos. "Quando você receber esta carta, estarei morto", escreve o francês, antes de relatar os motivos que o levaram a tentar tirar a própria vida. "Me mato porque não posso mais viver, ou suportar o fardo de dormir e ter de acordar novamente."

 

Baudelaire também declara na carta seu amor a Duval, uma atriz e dançarina nascida no Haiti que seria musa inspiradora de vários poemas publicados em seu livro As flores do mal.

Problemas familiares, críticas literárias, falta de dinheiro e problemas com álcool foram apontados como motivos que teriam levado Baudelaire a tentar se matar ainda na juventude.

O poeta estava atormentado pelas críticas publicadas pela imprensa às suas obras, conforme demonstram alguns recortes de jornal sobre os quais o francês escreveu comentários, que também foram leiloados neste domingo. (Da DW)


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +