Esquenta eleição para o Congresso dos Estados Unidos

autor Misto Brasília

Postado em 04/11/2018 09:43:29 - 09:38:00


Em jogo está a manutenção da maioria da base de Trump no Congresso/Reprodução/USToday

Pleito será realizado na terça-feira, mas 32 milhões de eleitores já votaram antecipadamente

Candidatos ao Congresso dos Estados Unidos entraram na reta final da campanha, com o ex-vice-presidente democrata Joe Biden pedindo que os eleitores rejeitem a divisão, enquanto o presidente Donald Trump exaltou o crescimento econômico e fez alertas sobre imigração.

Estão em jogo nas eleições de terça-feira o controle das duas casas do Congresso, atualmente dominadas pelos republicanos, e 36 cargos de governador. O interesse tem sido maior do que o normal para um ano sem pleito presidencial, com votações antecipadas em um nível bem acima do visto nos últimos anos, segundo a Reuters.

Pesquisas de opinião e analistas apartidários geralmente têm mostrado os democratas com uma forte chance de conseguir os 23 assentos adicionais de que necessitam para ter maioria na Câmara dos Representantes. Eles poderiam usar uma eventual maioria para lançar investigações contra a administração Trump e bloquear sua agenda legislativa.

Até a noite de sexta-feira, quase 32,4 milhões de pessoas haviam votado antecipadamente, de acordo com o Projeto Eleitoral da Universidade da Flórida, que monitora o comparecimento dos eleitores. Isso representa crescimento acima de 50% em relação ao total de 20,5 milhões de votos antecipados em 2014, a última eleição federal em que a Casa Branca não estava em jogo.