Mercosul deve fechar acordo com a União Europeia

autor Misto Brasília

Postado em 30/10/2018 21:12:09 - 20:09:00


Cristovam Buarque disse que o Brasil se afastar da China é um erro/Arquivo

A informação é do ministro do Paraguai em meio a preocupações sobre o futuro do Mercosul

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, afirmou que o Mercosul dever ter um acordo de associação com a União Europeia (UE) e será selado em pouco tempo.

Castiglioni disse que as últimas decisões tomadas nas reuniões de chanceleres e de equipes técnicas do Mercosul em Montevidéu, no Uruguai, há duas semanas, foram bem recebidas pela UE, o que permitiu manter o otimismo em relação ao sucesso da negociação.

A declaração acontece em meio às informações de que o novo governo do Brasil dará pouca ou nenhuma importância ao Mercosul. Hoje, no jornal Clarin, o futuro ministro da economia, Paulo Guedes, disse que não é isso o que vai acontcer. Pelo sim e pelo não, com o Mercosul e com outros países preocupam o senador Cristovam Buarque (PPS-DF).

“Mudar a relação com a China, afastando-se dessa grande potência, é um risco comercial”, afirmou o parlamentar. Outra provável estratégia de Jair Bolsonaro (PSL) na política externa criticada por Cristovam é a aproximação com Israel em detrimento das relações com os países árabes. “Os produtores de frango no Brasil não devem estar contentes com o risco de perder o mercado árabe”.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +