Supermercados não são obrigados a ter empacotadores

autor Misto Brasília

Postado em 24/10/2018 19:16:58 - 19:11:00


Leis que obrigam esses serviços são consideradas agora inconstitucionais/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal julgou hoje um recurso contra uma lei do município gaúcho de Pelotas

Os supermercados de todo o Brasil não são obrigados a cumprir leis municipais ou estaduais para manter empacotadores de mercadorias, serviço normalmente prestado por uma estratégia de relacionamento com o cliente. É que uma lei aprovada pela câmara de vereadores de Pelotas (RS) foi considerada hoje inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão por maioria de votos tem abrangência em todo o território. O julgamento do recurso apresentado pela prefeitura ratifica uma decisão já tomada pelo Tribunal de Justiça gaúcho a pedido do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Pelotas.

O entendimento é simples: os vereadores extrapolaram competências, já que pelo artigo 13 da Constituição Estadual o município não pode legislar sobre assunto que é da União. O julgamento do recurso no STF teve início na sessão da última quarta-feira (17), quando foi ouvida a sustentação oral do representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que falou na condição de amigo da corte.


Passageiros filmam avião em chamas nesta tarde em Belo Horizonte
Guedes fala em antecipar receitas para os governadores
veja +
Ibaneis volta a dizer que não quer o chefão do PCC no DF e pede fechamento de presídio
Coordenadora diz que grupo de trabalho não vai atrasar análise do pacote anticrime
Presidente da CCJ espera "melhora do cenário político"
veja +