TSE cassa candidatura de Garotinho ao governo do Rio

autor Misto Brasília

Postado em 27/09/2018 12:21:01 - 12:17:00


Garotinho foi enquadrado na Leida Ficha Limpa por improbidade administrativa/Arquivo

Corte confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio que já negou o registro de candidatura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (27), por unanimidade, que o ex-governador do Rio Anthony Garotinho está inelegível e, portanto, deve suspender de imediato a campanha ao governo fluminense nas eleições deste ano. Ele também está proibido de gastar recursos do Fundo Eleitoral.

O Misto Brasília transmitiu ao vivo a sessão do TSE

O TSE confirmou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), que no último dia 6 já negou o registro de candidatura a Garotinho. Ele figura como segundo colocado em pesquisas de intenção de voto ao governo do Rio.

Garotinho teve seus direitos políticos suspensos pelo TSE por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, em julho, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de Saúde do Rio de Janeiro quando Garotinho era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.

Trata-se do primeiro caso em que o TSE aplicou a Ficha Limpa em face de condenação por improbidade nas eleições majoritárias deste ano, estabelecendo jurisprudência para os julgamentos daqui em diante. (Da ABr)


AO VIVO Radio 247 - 02
AO VIVO Radio 247 - 01
veja +
Moro nega cooperação ou combinações com o MPF
Funcionário garante que Vale conhecia problemas da barragem em Brumadinho
Votação da reforma pode começar no mesmo dia do encerramento da discussão
veja +