Japoneses também querem ir para a Lua

autor Misto Brasília

Postado em 23/09/2018 08:03:45 - 07:56:00


Japonenses planejam instalar uma colônia de humanos na Lua/Arquivo/Reprodução/Nasa

Especialistas acreditam que há quantidades significativas de água congelada e ferro no satélite

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) está em fase de planejamento de novas missões à Lua, com o objetivo de determinar com mais precisão a quantidade de recursos disponíveis. Alguns observadores dizem que isso foi motivado pelo sucesso da missão lunar chinesa Coelho de Jade, em 2013.

Especialistas acreditam que há quantidades significativas de água congelada e ferro na Lua, assim como gás hélio-3, que só é encontrado ali e pode ser usado como combustível para desenvolver a tecnologia de fusão nuclear.

Antes que a prospecção e a exploração de recursos possam começar em grande escala, a infraestrutura necessária para apoiar os colonos humanos da Lua precisa ser instalada.

"Começamos a planejar para seres humanos habitarem a Lua já em 1987, porque acreditávamos que iria chegar a hora em que as pessoas estariam morando lá", diz Hideo Imamura, porta-voz da construtora Shimizu, de Tóquio.

"A Nasa e a Jaxa estão trabalhando muito próximas em projetos como esses, porque seus interesses coincidem e a gestão de empresas comerciais nos dois países tem muito a oferecer nessa área", diz Lance Gatling, analista do setor espacial e diretor para negócios da Ásia-Pacífico da empresa aeroespacial texana Firefly Aerospace.


AO VIVO - Câmara Legislativa do DF
Governador gaúcho diz que está comprometido com as reformas
veja +
Deputados questionam propostas da Frente Parlamentar do Livre Mercado
Ibaneis diz que Brasília será um grande centro de distribuição para o Brasil
Senadores comentam crise no governo Bolsonaro
veja +