Morte silenciosa pelo câncer

autor Misto Brasília

Postado em 16/09/2018 11:35:18 - 11:27:00


Recreação tridimensional de uma célula cancerosa divulgada esta semana/Reprodução/Divulgação

Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres no mundo desenvolvem câncer

Cerca de 18,1 milhões de pessoas sofrerão pela primeira vez um caso de câncer e 9,6 milhões de pessoas morrerão por esta causa em 2018, de acordo com as últimas estimativas publicadas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), um órgão intergovernamental que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em todo o mundo, um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres no mundo desenvolvem câncer durante suas vidas, e um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrem dessa doença, alerta o relatório que fornece estimativas de incidência e mortalidade em 185 países para 36 tipos de câncer e para todos os locais de câncer combinados.

Dados pertencentes a Globocan 2018, um banco de dados on-line acessível, que faz parte do Global Observatório Câncer IARC, note também que quando se fala de sobrevivência, pelo menos 43,8 milhões de pessoas estão vivas cinco anos após o diagnóstico da doença; por contraste, aumento preocupante alerta no cancro do pulmão nas mulheres (a 8,4% de diagnósticos de cancro), e as observações cancros do pulmão, da mama e colo-retal são os três principais tipos de cancro em termos de incidência .

A análise, que foi publicada no 'CA: Revista de Câncer para Clínicos', destaca-se pela grande diversidade geográfica no surgimento do câncer e as variações do perfil da doença entre e dentro das regiões do mundo.

"Esses novos números destacam que ainda há muito a ser feito para lidar com o aumento alarmante da carga mundial de câncer e que a prevenção tem um papel fundamental a desempenhar", diz o diretor do IARC, Christopher Wild, que lembra que " Políticas de prevenção e detecção precoce devem ser implementadas com urgência para complementar os tratamentos, a fim de controlar esta doença devastadora em todo o mundo ".

Os principais tipos de cânceres - Os cânceres de pulmão, mama e colo-retal são os três principais tipos de câncer em termos de incidência e são classificados entre os cinco principais em termos de mortalidade (primeiro, quinto e segundo, respectivamente). Juntos, esses três tipos de câncer são responsáveis ​​por um terço da incidência do câncer e da carga de mortalidade em todo o mundo.

Os cânceres de pulmão e mama em mulheres são os principais tipos em todo o mundo em termos do número de novos casos; para cada um desses tipos, aproximadamente 2,1 milhões de diagnósticos são estimados em 2018, o que representa aproximadamente 11,6% da carga total de incidência de câncer.

O câncer colorretal (1,8 milhões de casos, 10,2% do total) é o terceiro câncer mais comumente diagnosticado; O câncer de próstata é o quarto (1,3 milhão de casos, 7,1%) e o câncer de estômago é o quinto (1 milhão de casos, 5,7%).


Governador do Piauí diz que Brasil precisa crescer independente da Previdência
Bolsonaro diz que pretende acabar com radares móveis nas rodovias
veja +
Bolsonaro diz no Nordeste que governadores devem apoiar a reforma da Previdência
Relator do grupo de trabalho anticrime defende endurecimento da lei penal
Deputados querem que combate ao câncer priorize o diagnóstico precoce
veja +