Morte silenciosa pelo câncer

autor Misto Brasília

Postado em 16/09/2018 11:35:18 - 11:27:00


Recreação tridimensional de uma célula cancerosa divulgada esta semana/Reprodução/Divulgação

Um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres no mundo desenvolvem câncer

Cerca de 18,1 milhões de pessoas sofrerão pela primeira vez um caso de câncer e 9,6 milhões de pessoas morrerão por esta causa em 2018, de acordo com as últimas estimativas publicadas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), um órgão intergovernamental que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em todo o mundo, um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres no mundo desenvolvem câncer durante suas vidas, e um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrem dessa doença, alerta o relatório que fornece estimativas de incidência e mortalidade em 185 países para 36 tipos de câncer e para todos os locais de câncer combinados.

Dados pertencentes a Globocan 2018, um banco de dados on-line acessível, que faz parte do Global Observatório Câncer IARC, note também que quando se fala de sobrevivência, pelo menos 43,8 milhões de pessoas estão vivas cinco anos após o diagnóstico da doença; por contraste, aumento preocupante alerta no cancro do pulmão nas mulheres (a 8,4% de diagnósticos de cancro), e as observações cancros do pulmão, da mama e colo-retal são os três principais tipos de cancro em termos de incidência .

A análise, que foi publicada no 'CA: Revista de Câncer para Clínicos', destaca-se pela grande diversidade geográfica no surgimento do câncer e as variações do perfil da doença entre e dentro das regiões do mundo.

"Esses novos números destacam que ainda há muito a ser feito para lidar com o aumento alarmante da carga mundial de câncer e que a prevenção tem um papel fundamental a desempenhar", diz o diretor do IARC, Christopher Wild, que lembra que " Políticas de prevenção e detecção precoce devem ser implementadas com urgência para complementar os tratamentos, a fim de controlar esta doença devastadora em todo o mundo ".

Os principais tipos de cânceres - Os cânceres de pulmão, mama e colo-retal são os três principais tipos de câncer em termos de incidência e são classificados entre os cinco principais em termos de mortalidade (primeiro, quinto e segundo, respectivamente). Juntos, esses três tipos de câncer são responsáveis ​​por um terço da incidência do câncer e da carga de mortalidade em todo o mundo.

Os cânceres de pulmão e mama em mulheres são os principais tipos em todo o mundo em termos do número de novos casos; para cada um desses tipos, aproximadamente 2,1 milhões de diagnósticos são estimados em 2018, o que representa aproximadamente 11,6% da carga total de incidência de câncer.

O câncer colorretal (1,8 milhões de casos, 10,2% do total) é o terceiro câncer mais comumente diagnosticado; O câncer de próstata é o quarto (1,3 milhão de casos, 7,1%) e o câncer de estômago é o quinto (1 milhão de casos, 5,7%).


General nega que Michele Bolsonaro mandou tirar obras sacras do Alvorada
Incêndio atinge a Refinaria de Manguinhos (RJ)
veja +
Governador eleito do DF Ibaneis Rocha diz que não tem nenhum tipo de surpresa
Congresso deve votar Orçamento de 2019 nesta semana
Aprovado orçamento de 2019 com reajuste para agentes comunitários
veja +