Juíza suspende incidência do ICMS sobre serviços de internet

autor Misto Brasília

Postado em 11/09/2018 16:08:31 - 16:04:00


Provedores da internet tiveram vitória parcial contra o governo do Distrito Federal/Arquivo

Pedido formulado pela associação dos provedores de internet foi atendido parcialmente no DF

Nos serviços de conexão e de comunicação da internet não pode haver incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com esta decisão da juíza substituta 1ª. Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Acácia Regina Soares de Sá, o governo distrital terá que suspender a cobrança sobre os serviços classificados como serviço de comunicação.

A ação considerada procedente parcialmente foi impetrada pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

A magistrada reconheceu a ausência de interesse de agir da autora - conforme argumentou o governo distrital - quanto aos pedidos de anulação de autuações ou créditos decorrentes de interpretação errônea do DF, sem distinção dos tipos de serviços.

Já os serviços de internet disponibilizados ao consumidor final, segundo a juíza, abrangem serviços de conexão e serviços de comunicação multimídia, os quais podem ser oferecidos independente ou conjuntamente pelo mesmo fornecedor, bem como para declarar a não incidência de ICMS sobre o serviço de conexão à internet (serviços de provimento de acesso) fornecidos pelos representados da autora".


Temporal provoca estragos na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Rollemberg diz que Ibaneis mostra preconceito ao sugerir fechar a orla do Lago
veja +
Proposta reserva vagas de instituições de ensino para pessoas com deficiência
Câmara analisa propostas para deduzir do IR despesas com remédios, óculos e próteses
Ibaneis disse que vai "colaborar" para a aprovação da reforma previdenciária
veja +