Juíza suspende incidência do ICMS sobre serviços de internet

autor Misto Brasília

Postado em 11/09/2018 16:08:31 - 16:04:00


Provedores da internet tiveram vitória parcial contra o governo do Distrito Federal/Arquivo

Pedido formulado pela associação dos provedores de internet foi atendido parcialmente no DF

Nos serviços de conexão e de comunicação da internet não pode haver incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com esta decisão da juíza substituta 1ª. Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Acácia Regina Soares de Sá, o governo distrital terá que suspender a cobrança sobre os serviços classificados como serviço de comunicação.

A ação considerada procedente parcialmente foi impetrada pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).

A magistrada reconheceu a ausência de interesse de agir da autora - conforme argumentou o governo distrital - quanto aos pedidos de anulação de autuações ou créditos decorrentes de interpretação errônea do DF, sem distinção dos tipos de serviços.

Já os serviços de internet disponibilizados ao consumidor final, segundo a juíza, abrangem serviços de conexão e serviços de comunicação multimídia, os quais podem ser oferecidos independente ou conjuntamente pelo mesmo fornecedor, bem como para declarar a não incidência de ICMS sobre o serviço de conexão à internet (serviços de provimento de acesso) fornecidos pelos representados da autora".


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +