Hélio Jaguaribe será sepultado na quarta

autor Misto Brasília

Postado em 10/09/2018 12:06:00 - 12:03:00


Hélio Jaguaribe era sociólogo e foi um dos fundadores do PSDB/Arquivo/Divulgação

Ele foi um dos fundadores do PSDB e um dos mais importantes pensadores no Brasil atual

O corpo do sociólogo e jurista Hélio Jaguaribe será velado a partir das 10 horas na Sala dos Poetas Românticos, no petit Trianon. O sepultamento será feito às 15 horas no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Em meados de 1988 participou da formação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com um programa que defendia os princípios da social-democracia e o sistema parlamentarista de governo. 

A informação da morte de um dos mais importantes pensadores do Brasil foi divulgada esta manhã. Ela aconteceu ontem. Ele deixaviúva, Maria Lucia Charnaux Jaguaribe, e cinco filhos, Anna, Roberto, Claudia, Beatriz e Isabel.

O Presidente da ABL, Marco Lucchesi, afirmou: “Helio Jaguaribe foi um dos últimos grandes intérpretes de nosso país. Estudou o Brasil para transformá-lo, mediante uma abordagem desenvolvimentista, com a fundação do Iseb (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), nos anos cinquenta”.

Entre os livros de Jaguaribe estão A dependência político-econômica da América Latina, e Um estudo crítico da história, divisor de águas da interpretação do processo histórico publicado em nosso país.

Hélio Jaguaribe de Matos nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1923, filho de Francisco Jaguaribe de Matos e Francelina de Oliveira Santos Jaguaribe de Matos. Em 1946 formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ). Em 1949 tornou-se responsável pelo suplemento cultural semanal do Jornal do Comércio.


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
Comissão aprova isenção de IPVA a ex-proprietário de veículo
Excesso de peso em bagagens no transporte aéreo pode ter novas regras
veja +