Queima agora a História e a cultura do Brasil

autor Misto Brasília

Postado em 02/09/2018 22:13:05 - 22:08:00


Objetos como estas carruagens estavam o Museu Nacional que pega fogo/Arquivo

Museu Histórico Nacional pega fogo e labaredas de fogo queimam um acervo riquíssimo

O Museu Histórico Nacional que é destruído neste instante por um grande incêndio que começou às 19h30, é dedicado à História do Brasil. Foi criado em 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Labaradas já destruído dois dos três andares do prédio histórico.

O Museu Naconal é a mais antiga instituição científica do Brasil e maior museu de História Natural e Antropologia da América Latina. Criado por D. João VI, em 1818.

A formação do acervo do Museu Histórico Nacional teve início a partir da transferência itens de outras instituições que já existiam à época de sua fundação. Atualmente, o acervo do museu se divide em quatro tipos: o arquivístico, o bibliográfico, o museológico e o de suas próprias publicações. O arquivístico está dividido em dois: o Arquivo Histórico e o Arquivo Institucional. 

De acordo com o Wikepedia, museu é uma das unidades museológicas do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e possui um vasto acervo constituído por cerca de 350 mil peças, que correspondem a 67% do patrimônio museológico brasileiro sob a guarda do Ministerio da Cultura.

Atualmente o museu ocupa todo o conjunto arquitetônico da antiga Ponta do Calabouço, constituindo-se no mais importante museu histórico do país e um centro gerador de conhecimento nas áreas da museologia e do patrimônio cultural. Outra importante instituição que começou no Museu Histórico Nacional foi a Inspetoria dos Monumentos Nacionais, criada em 1934.

Em 2001, o conjunto arquitetônico e as coleções do museu foram tombados pelo Iphan.

Nota de Michel Temer

Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Foram perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor p/ nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos brasileiros

 


Temer diz em pronunciamento que torce pelo novo presidente
Governadores eleitos e reeleitos entregam carta a Bolsonaro
veja +
Pré-sal, royalties, precatórios e Jovem Senador são destaques do Plenário
Kajuru vai propor medidas para investigar a CBF
Universidades apoiam criação de fundo patrimonial, mas criticam trechos da MP 851
veja +