John McCain, adversário de Obama, morre aos 81 anos

autor Misto Brasília

Postado em 26/08/2018 08:01:32 - 07:56:00


Senador dos EUA foi herói da Guerra do Vietnam e era especialista em defesa externa/Arquivo

Senador tornou-se a figura principal de sua geração em questões de política externa e de defesa

O senador americano, herói da guerra do Vietnã e ex-candidato à presidência pelo Partido Republicano, John McCain, morreu neste sábado (25) após perder sua batalha contra o câncer, anunciou seu gabinete em comunicado. Ele foi o adversário de Barack Obama, do Democratas, nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2008. 

Durante seu longo período no Congresso americano, McCain tornou-se a figura principal de sua geração em questões de política externa e de defesa. Embora tenha sido do mesmo partido, ele também foi um crítico da administração Donald Trump.

Em 25 de julho de 2017, uma semana depois de seu diagnóstico de câncer ser divulgado, McCain retornou ao plenário do Senado americano, onde trabalhou durante 30 anos. Na ocasião, ele proferiu um discurso notável, em que resumia o que acreditava e defendia ao longo de sua carreira militar e política única.

Os ferimentos de guerra ajudaram McCain a abandonar sua carreira militar e a se tornar político. Em 1983, ele foi eleito pelo Partido Republicano para a Câmara dos Representantes; em 1987, McCain mudou-se para o Senado, onde representou o Arizona, seu estado adotivo.


Presidente da Anfip diz que é preciso taxar os privilegiados
AO VIVO Radio 247 - Summer Music
veja +
CCJ aprova fim da isenção irrestrita de custas judiciais nos juizados especiais
Novos métodos para obtenção de provas do pacote anticrime dividem opiniões
Secretário diz que é preciso resolver "buraco estrutural" para gerar empregos
veja +